quinta-feira, 21 de maio de 2009
CPTM transporta passageiros feito 'gado'
Diferente do que tenta induzir a população acreditar por meio de propagandas massivas, o transporte de passageiros nos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está ruim e piorando a cada dia. A despeito da renovação de composições e de um pequeno aumento do número de trens, a regra tem sido atraso, superlotação e sufoco para passageiros nas diversas linhas operadas pela companhia.
Veja abaixo o que diz reportagem de hoje do Jornal da Tarde ilustrada com foto de Nilton Fukuda, da Agência Estado, sem dúvida o retrato do estado em que são transportados os passageiros da CPTM comandada pelo tucano José Serra:
Trem lota de um lado e atrasa de outro
Na Linha 12, composições chegam lotadas a destino com maior movimento e partem com atraso
Vitor Sorano e Lais Cattassini
"No pico da manhã, os trens da Linha 12-Safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) chegam lotados na Estação Brás, região central da capital, e partem com atraso para a Estação Calmon Viana, em Poá, na Grande SP. À tarde, a situação se inverte - embora o descumprimento da média de intervalos programados seja menos frequente.
Cerca de 170 mil passageiros são transportados diariamente pela linha, que também atende Itaquaquecetuba, além de São Paulo e Poá. Na tarde da última segunda-feira, um trem descarrilou próximo à Estação Brás e parte do serviço foi interrompido. A retomada completa ocorreu no início da operação do outro dia.
Para diminuir o desconforto de quem pega o sentido mais lotado da linha nos horários de pico, a CPTM reduziu o número de viagens para o sentido com menor demanda. O esquema, conhecido como loop interno, retira trens do lado menos movimentado e coloca no mais, apenas em um trecho (da Estação Brás à Engenheiro Manoel Feio). Com isso, diz a companhia, a lotação nos trens no sentido de maior movimento foi reduzida de 7,3 para 7 passageiros por m2. Já o intervalo médio no pico no sentido menos carregado subiu de 10 para 12 minutos, diz". Leia mais.
PS - No Metrô, em diversos horários, infelizmente a cena se repete!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Desculpe a cópia, vereador:a lotação nos trens no sentido de maior movimento foi reduzida de 7,3 para 7 passageiros por m2. Já o intervalo médio no pico no sentido menos carregado subiu de 10 para 12 minutos, diz".
ResponderExcluirMas eles acham que diminuiu? Essa linha há muito tempo é penalizada. Pego trem desde 73 e sempre foi assim. Cadê os trens novos? Os vários vagões anunciados? O comercial diz que são vários vagões, da CPTM e do Metrô. O que eu vejo são trens velhos, dos anos sessenta reformados. Dentro do vagões tem comercial também. Os da linha tronco são espanhois, também velhos. E a indústria nacional? Na época o Covas preferiu comprar as sucatas da Espanha. Não sei agora, se o Serra tá comprando o nacional ou não. Na época pensei, será que o Brasil não fabrica trem?