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quinta-feira, 4 de março de 2010

O caos de sempre nos transportes coletivos

Passageiro enfrenta caos em corredor de ônibus

Reportagem de Vinícius Dominichelli

Do jornal Agora

"Ônibus superlotados, trânsito caótico e demora para conseguir embarcar. Esses são alguns dos problemas que os usuários de ônibus enfrentam diariamente na movimentada estrada do M'Boi Mirim, localizada na zona sul da capital.

O problema acontece no sentido bairro-centro devido a grande quantidade de passageiros que tentam sair da região para trabalhar em outros bairros da cidade.

No ano passado, após manifestações de moradores, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) prometeu duplicar a estrada para escoar o trânsito. Segundo a prefeitura, a obra deve ser concluída até 2012. A reportagem esteve ontem na via, mas não encontrou nenhum vestígio de mudança".

quarta-feira, 3 de março de 2010

Cadê a fiscalização?


Empresas deixam buracos nas ruas

Dos jornais Agora e Folha de S.Paulo:

"Há mais de um mês, um buraco começou a aparecer no asfalto em frente ao prédio de número 196 da rua Derval, na Vila Mascote, zona sul paulistana. Depois de ver um motoqueiro "quase se arrebentar" no que hoje virou uma cratera, o zelador do prédio começou uma cruzada: achar quem conserte o problema.

Ninguém assume a responsabilidade. "A prefeitura diz que a Sabesp tem de olhar. Mas já faz mais de mês e ninguém veio", conta José Amaro da Silva, o zelador, que espetou no buraco uma viga de madeira com uma lata de tinta na ponta para alertar os motoristas.

Na semana passada, a reportagem percorreu dezenas de ruas da capital e viu ao menos 50 irregularidades no asfalto, fruto da ação dessas concessionárias e empresas". Leia mais.

COMENTÁRIO - Depois, tucanos e aliados fazem um barulhão danado sobre o papel do Estado. Dá a entender que eles querem um Estado sem poder de ação, e sim apenas que "acompanha" (de longe) o que acontece. Foi por conta dessa visão que acidentes como o da cratera do Metrô e tantos outros desastres em obras do PSDB aconteceram nos últimos anos.

Mesa quer votar projetos nesta quarta-feira

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo convocou três sessões extraordinárias para esta quarta-feira (3) com o intuito de cumprir pauta de votação de projetos. As sessões extraordinárias terão início depois da sessão ordinária - que começa às 15h.

terça-feira, 2 de março de 2010

Número de cadeiras no Legislativo não muda

GABRIELA GUERREIRO, da Folha Online:

TSE rejeita resolução e mantém número de cadeiras na Câmara e nas Assembleias

"O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu nesta terça-feira manter nas eleições deste ano o número atual de cadeiras de cada Estado na Câmara dos Deputados, nas Assembleias Legislativas e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

O tribunal desistiu de alterar o número de cadeiras mesmo depois de sofrer pressões de Estados que tiveram crescimento populacional nos últimos anos e que reivindicam mais espaço nos legislativos.

A resolução rejeitada pelo tribunal propôs a alteração do número de cadeiras com base na estimativa atualizada da população nas unidades federativas divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em julho do ano passado". Leia mais.

Dilma: mais um dado do crescimento

Nota do Painel da Folha de S. Paulo, hoje (2):

"É a transferência. Entre os eleitores que avaliam o governo Lula como ótimo ou bom no Datafolha, 35% declaram intenção de votar em Dilma (eram 30% em dezembro) e 27% optam por Serra (contra 33% na pesquisa anterior)".

Pedágio caro e serviço ruim


Das mazelas produzidas pelos tucanos nos últimos 20 anos, a multiplicação dos pedágios encareceu os preços e piorou a qualidade dos serviços prestados. Pior para os motoristas cujos veículos quebram em rodovias entregues às concessionárias.

Isso é resultado do exercício preferido do governador José Serra: a privatização disfarçada. Seguindo o velho receiturário tucano, ele mal termina uma obra e já entrega a uma empresa particular!

Veja abaixo um trecho de matéria do Jornal da Tarde de hoje que denuncia os apuros que motoristas passam quando precisam de serviços que deveriam ser públicos e de qualidade:

Motorista é induzido a usar guincho particular

Condutores afirmam que esperam por socorro da Ecovias e funcionários oferecem serviço pago

CRISTIANE BOMFIM

"Não bastasse pagar o pedágio de R$ 17,80 para utilizar a Rodovia dos Imigrantes, motoristas afirmam que estão sendo induzidos por funcionários da Ecovias, concessionária que administra a via, a pagar R$ 350 pelo serviço de guincho particular. Além disso, eles dizem que veículos são levados para oficina mecânica no quilômetro 26 da via, que cobra valores mais altos que os de mercado. Reportagem da Rádio Bandeirantes simulou uma pane em um veículo e constatou o esquema".

Leia mais.

COMENTÁRIO - A dedução lógica é que as "agências reguladoras" do governo do Estado não estão "regulando", fiscalizando, tal é o número de denúncias que a imprensa publica toda semana acerca dos desmandos das concessionárias de diversos serviços concedidos.

Motoristas se preparem que o Serra ainda não desistiu de implantar o pedágio na chamada Nova Marginal do Tietê. Já deve vir com um 'kit serviço ruim' semelhante ao que existe em outras rodovias paulistas.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Dívida de SP com União perto de R$ 40 bilhões

Dívida federal da Prefeitura de São Paulo já chega a R$ 38,5 bilhões

A dívida do município de São Paulo com a União está perto de alcançar a casa dos R$ 40 bilhões. Durante audiência pública sobre o cumprimento, pelo Executivo, da Lei de Responsabilidade Fiscal, a Secretaria de Finanças informou que a dívida federal soma hoje R$ 38,5 bilhões.

O orçamento municipal previsto para 2010 é de R$ 27,897 bilhões.

De acordo com os dados apresentados, a dívida mais que triplicou nos últimos 10 anos. Em maio de 2000, quando houve a renegociação do débito da cidade com a União, o valor original era de R$ 11,2 bilhões. Além disso, nos próximos três anos (2010 a 2012) a cidade deverá gastar cerca de R$ 9 bilhões com o compromisso, que ainda assim continuará crescendo.

O débito federal da prefeitura é corrigido pela variação do IGP-DI (que sofre a influência da cotação do dólar), mais 9% de juros ao ano.

(Com informações do Movimento Nossa São Paulo)